LEI  13.589/2018  –  PMOC  –  Torna-se obrigatória a manutenção de sistemas de ar condicionado.

 

O que é PMOC?

 

É  um  Plano  de  Manutenção  Operação  e  Controle,  exigido  pela Portaria  3.523/MS.  Nele  é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do  sistema de refrigeração.  É  especificado  também,  qual  o  número  de  ocupantes  de  cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.  

 

A lei, que passou a valer a partir da data de sua publicação (4 de janeiro de 2018), visa garantir a  boa qualidade  do  ar  e  eliminar/minimizar  os  riscos  potenciais  à  saúde  das  pessoas  que ocupam  esses espaços.  

 

A norma é bem objetiva e traz em cinco artigos quais locais estão obrigados a adequação (art. 1º), as definições adotadas e fixadas pela respectiva lei (art. 2ª), os parâmetros de qualidade que devem ser obedecidos (art. 3º), quais sejam os regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, por fim, estabelece  o  prazo de  180  (cento  e  oitenta)  dias  aos  proprietários,  locatários  ou  prepostos responsáveis por sistemas de climatização instalados anteriormente a lei para o cumprimento do dispositivo.

 

 A FR  Climatização  e  Refrigeração lista  razões  pelas  quais  sua  empresa  deve  ficar  em  dia com PMOC:

  • Obrigatoriedade de adequação a Lei 13.589/2018;

  • Melhoria  da  qualidade  do  ar  interno, evitando  a  concentração  de  ácaros,  fungos,  mofo  e bactérias; – Preservação do rendimento e funcionamento adequado do equipamento;

  • Ação  preventiva  em  peças  que  apresentam  desgaste  natural,  evitando  quebras  e equipamento parado;

  • Prorrogação  da  vida  útil  do  equipamento.  Sem  o PMOC  e sem  um  plano  de  manutenção adequado, o tempo de vida útil pode ser reduzido em até 70%;

  • Promoção de melhor qualidade do ar evitando doenças respiratórias e problemas financeiros acarretados por funcionários de licença médica ou possíveis processos por parte de pessoas que sejam afetadas pela má qualidade do ar no edifício; 

  • Regularização a lei, sendo que o descumprimento da mesma pode acarretar em multa (de até  R$ 200.000,00 e dependendo  da  área  de  atividade  da  empresa  pode chegar  a  1,5  milhão) e processos judiciais;

  • Sem o PMOC, os prejuízos vão além das multas, afetam a saúde das pessoas e podem causar danos severos as suas vidas.

Manutenção

Há três tipos de manutenção que podem ser realizadas pela FR Ar Condicionado nas áreas de climatização e refrigeração, de forma a prevenir, otimizar e corrigir o desempenho dos equipamentos. São as manutenções dos tipos preventiva, preditiva e corretiva.

Conheça, a seguir, esses tipos de manutenção e como nossos serviços podem ampliar a vida útil dos seus equipamentos.

Manutenção Preventiva:

A manutenção preventiva é baseada na estatística CTMF, sigla para Curva de Tempo Médio para Falha.

Este tipo de serviço programa reparos ou recondicionamentos de máquinas, equipamentos e sistemas, estimando a possibilidade de falha tanto no momento seguinte ao início do funcionamento, que pode ocorrer devido a falhas na instalação, quanto após longo período de utilização dos equipamentos.

Os programas preventivos simples, por exemplo, podem envolver lubrificações e ajustes menores. Já os mais abrangentes podem incluir a programação de reparos, lubrificação, ajustes e recondicionamentos de máquinas de todos os equipamentos críticos de uma unidade predial ou industrial.

Manutenção Preditiva:

A manutenção preditiva é uma filosofia ou atitude que usa a condição operacional real de equipamentos e sistemas para otimizar a operação total.

O objetivo desse tipo de manutenção é melhorar a produtividade, a qualidade do produto, o lucro e a efetividade global, principalmente em plantas industriais de manufatura e de produção.

Quando realizada, a manutenção preditiva permite assegurar o intervalo máximo entre os reparos e minimizar o número e os custos de paradas não programadas ocasionadas por falhas.

Para tanto, é necessário monitorar a condição mecânica real de forma regular, bem como o rendimento operacional, além de avaliar os indicadores da condição operativa das máquinas e os dados fornecidos pelos sistemas de processo.

Um programa abrangente de manutenção preditiva combina técnicas não destrutivas, caso do monitoramento de vibração, monitoramento de parâmetro de processo, termografia, tribologia e inspeção visual, para identificar problemas em máquinas e sistemas antes que se tornem sérios.

A premissa da manutenção preditiva é que a maioria dos problemas pode ser minimizada se forem detectados e reparados com antecedência.

A escolha de técnicas específicas depende do tipo de equipamento da planta industrial ou unidade predial, seu impacto sobre a produção, entre outros parâmetros-chave da operação do local, além dos objetivos a serem atingidos pelo programa de manutenção preditiva.

Manutenção Corretiva:

A manutenção corretiva é realizada somente quando há quebra de algum equipamento ou falha do sistema, exigindo seu conserto.

Normalmente, esse tipo de serviço é adotado quando o gerenciamento de sistemas não envolve manutenção preventiva ou preditiva ou até o momento que um equipamento ou sistema falhe.

A manutenção corretiva é uma técnica reativa e na maioria das vezes é o método mais caro de gerenciamento de manutenção, já que muitos casos envolvem custos com estoques de peças sobressalentes, altos custos de trabalho extra e elevado tempo de paralisação ou disponibilidade de uma unidade predial.

A opção por esse tipo de serviço deve considerar os impactos da paralisação no desempenho econômico da empresa, como, por exemplo, a perda de produtos perecíveis (vacinas, etc.) armazenados sob a temperatura controlada, ou a perda de conforto no caso de quebra do sistema de ar condicionado ou, ainda, a perda momentânea de clientes por insatisfação com a paralisação geral dos serviços.

Excelência em Ar Condicionado e Soluções em Refrigeração.

ENDEREÇO
FR Climatização e Refrigeração
NOSSOS SERVIÇOS

- Venda

- Instalação

- Higienização

- Manutenção

© 2018 FR Climatização e Refrigeração

TELEFONES

(16) 98199-4525 | (16) 98139-3508 (WhatsApp)

E-MAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta-feira, das 07h às 19h.

Estamos localizados na

Rua Doutor Isac Theodoro de Lima, 497 Jd. Irajá

Ribeirão Preto/SP